Pre Loader

Transformação Digital

Ao longo dos últimos anos, as lideranças das empresas de todos os portes (pequenas, médias e grandes), entenderam que a tecnologia digital pode gerar uma vantagem competitiva, bem como, criar valor para a empresa. O problema central é como incorporar essa tecnologia digital ao modelo de negócios. A COVID-19 fez com que se incorporassem às empresas algumas “atividades digitais”, entretanto, a maioria somente adotou inciativas modestas, oferecendo mais um canal de vendas e/ou de serviços (o “on-line”) ou modernizou a infraestrutura disponível, sem promover uma transformação significativa no modelo de negócios. Houve somente uma “digitalização” de alguns processos e nada mais.

A transformação digital é muito mais ampla. Ela trata de como se fará a integração da tecnologia digital em todas as áreas/setores de uma empresa, mudando, na essência, como ela opera e como entrega valor aos seus clientes. Passa obrigatoriamente pelo tripé: Pessoas – Processos – Tecnologia, promovendo-se assim, uma mudança na cultura das empresas. Como se trata de uma transformação, as empresas que obtiveram êxito, geralmente, fazem essa mudança em etapas.

As consultorias internacionais que apoiam empresas a implementarem essa transformação adotam alguns modelos (Digital Transformation Framework) que tem no seu cerne: a necessidade de lideranças internas com alta competência tecnológica e que consigam promover a mudança de cultura, a criação de um ecossistema (plataforma digital) que consiste em soluções, aplicativos e sistemas internos integrados e o desenvolvimento de produtos e serviços centrado nos clientes. Dentre os modelos mais difundidos temos: IBM (criando novos modelos de negócios onde o digital “encontra” o físico), Gartner (seis etapas principais para criar um negócio digital de sucesso), BCG (desempenho inovador e sustentável) e McKinsey (os seis elementos de uma transformação digital bem-sucedida).

Atualmente, o que se vê é o gap cada vez maior entre as empresas de grande porte que já concluíram o seu processo de transformação digital ou já passaram por várias etapas desse processo e as empresas de pequeno e médio porte que sabem que é primordial para a sua sobrevivência dar início a essa transformação, porém enfrentam desafios cada vez maiores para iniciar esse processo. Um artigo publicado pela McKinsey, “Além das finanças: ajudando pequenas e médias empresas a prosperar” em janeiro de 2022, faz um resumo das políticas públicas governamentais que alguns países estão colocando em prática para apoiar essas empresas e dentre elas destaca-se a transformação digital como grande oportunidade.

A ideia desse artigo bem como dos próximos é mostrar como as pequenas e médias empresas nos setores de: educação, varejo, saúde, meio ambiente entre outros podem se beneficiar do processo de transformação digital desenvolvendo projetos que estejam dentro do seu orçamento, porém que irão alavancar receitas e agregar muito valor aos seus clientes.