Pre Loader

Jornada do Estudante – Student Experience (SX) – Uma introdução

Em todos os níveis de educação, principalmente na educação superior e no ensino médio, última etapa da educação básica, o modelo educacional deveria ser centrado em dois pilares distintos: o modelo acadêmico e o modelo baseado na jornada do estudante. O modelo acadêmico está sendo abordado em uma outra série de artigos e o primeiro deles é: “Necessidade de um Modelo Acadêmico Inovador”. O tema desse artigo é uma introdução à jornada do estudante com desdobramentos em outros artigos.

 Antes de mais nada, é necessário entender que o foco na jornada do estudante está baseado em tornar a experiência estudantil memorável, o que poderíamos denominar de SXStudent Experience, de forma similar à que é utilizada, principalmente na última década pelas grandes empresas, o conceito de CXCustomer Experience. Experiências memoráveis estimulam a produção de hormônios como a dopamina, serotonina e oxitocina que estão intimamente ligados à: motivação, aprendizado, sentimentos de prazer, determinação e foco, manutenção de relacionamentos, autoconfiança, entre outros.

Empresas como Disney, Sephora, Starbucks e outras líderes no segmento já adotam com maestria o conceito de CX como um dos pilares de funcionamento da empresa. O primeiro ponto importante a se destacar, é que estamos tratando da percepção dos clientes sobre como é o seu relacionamento com determinada empresa. Dessa forma, a primeira etapa desse processo é que cada empresa conheça bem os seus clientes, pois ao entender quem são, consegue-se gerar uma experiência personalizada e memorável durante toda a sua jornada. Esse conhecimento dá-se por coleta de informações sobre os clientes gerando-se uma base de dados que deve ser tratada e analisada eficientemente durante essa jornada. Sendo assim, é imperativo que as empresas passem por um processo de transformação digital, tal qual como descrito no texto: “Transformação Digital – Discussão Inicial”. Oportunamente, farei uma postagem específica de como implementar CX em pequenas e médias empresas com baixo investimento e alto retorno.

De acordo com uma matéria da Forbes de abril de 2019: “50 Stats That Prove The Value Of Customer Experience”, comprova-se o sucesso da implementação de CX nas empresas ao longo dos anos, a partir de uma série de matérias/artigos. Em linhas gerais, os principais resultados são: melhoria na retenção dos clientes, melhoria na satisfação dos clientes, aumento do cross-selling e do up-selling, aumento de receita, diferenciação competitiva e redução do custo de serviço aos clientes com a utilização da tecnologia correta.

Estruturar a jornada do estudante é, sem nenhuma dúvida, a principal atividade da SX. Deve-se ter clareza de como será esse relacionamento desde o início do interesse, como candidato, até a conclusão do curso, quando o estudante assume um novo estado que é o de egresso. Vale destacar que ao longo de toda essa jornada deve-se identificar todos os pontos críticos existentes para que a instituição possa gerar ações para estreitamento do relacionamento. Não existe um rol único de ações, mas sim variações dessas ações dependendo do perfil do estudante, uma vez que o conceito é definir ações que sejam personalizadas a fim de obtermos uma experiência memorável. Essa personalização só poderá ser feita quando a instituição coletar informações sobre os estudantes, continuamente ao longo da jornada, entendendo as suas preferências, para que possa proporcionar uma verdadeira experiência estudantil memorável. A Figura abaixo apresenta um dos modelos que pode ser adotado da jornada do estudante. Em uma primeira análise, verifica-se como se dá a entrada do aluno na instituição de ensino (setas verdes) e das possíveis saída do estudante antes do término da jornada (setas vermelhas). Destacaram-se também 4 etapas distintas: início do curso, término do 1º período, fim do curso e colação de grau. No próximo post detalharei um pouco mais dessa jornada, das ações que podem ser geradas e como implementá-las gradativamente em qualquer instituição.