Como já vimos no meu artigo anterior, a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial generativa, como o ChatGPT e o Bard vieram para ficar e, com toda a certeza, os avanços em todas as áreas será exponencial, e as instituições de ensino e principalmente a área acadêmica devem utilizá-la como ferramenta para melhoria do ensino. Concordo integralmente com o artigo de Will Douglas Heaven de abril de 2023, publicado na MIT Technology Review, cujo título é “ChatGPT irá modificar a educação, não, destruí-la” (ChatGPT is going to change education, not destroy it). Por outro lado, tenho convicção que esse será um processo lento e que levará tempo até que as instituições possam usufruir de tudo que essas ferramentas possam proporcionar. Sendo assim, o objetivo desse artigo é apresentar algumas utilizações das ferramentas de IA que já estão sendo utilizados por algumas instituições e professores, como também, algumas ideias para a área acadêmica em prol da melhoria e do aperfeiçoamento do aprendizado.
Criação de Conteúdo
As ferramentas de IA podem auxiliar os professores a gerar ideias para planos de aula, atividades didáticas, apresentações (criação de slides), exemplos de aplicação do mundo real e questionários entre outras. Os professores também podem utilizar essas ferramentas para traduzir objetivos de aprendizagem em planos de aula envolventes, obter ideias para preparar aulas ou elaborar novas tarefas ou diferentes tipos de avaliações, que podem ajudar os alunos a desenvolver habilidades de pensamento crítico e de resolução de problemas. Nas Figuras abaixo, um questionário e exemplos do cotidiano sobre determinados assuntos gerados automaticamente pelo ChatGPT.
Questionário sobre Física Newtoniana gerado automaticamente pelo ChatGPT.
Exemplos do cotidiano abordando conceitos básicos de probabilidade gerado automaticamente pelo ChatGPT.
Atividades Complementares e Análise das Atividades
Os professores podem solicitar às ferramentas de IA que exibam textos, artigos, livros ou filmes complementares a um determinado assunto, ou até mesmo uma lista de aplicativos e ferramentas tecnológicas para apoiar o ensino de um determinado assunto.
Um dos pontos fundamentais para fazer a análise das atividades entregues pelos alunos é a detecção de plágio. As ferramentas de IA podem fazer esse tipo de análise, detectando trechos que possam ser considerados como plágio.
Recomendação do ChatGPT de aplicativos ou ferramentas educacionais para ensinar conceitos básicos de Matemática.
Personalização e Engajamento
Os professores podem pedir auxílio às ferramentas de IA sobre como abordar alguns assuntos para alunos que possuam necessidades especiais (hiperatividade, Síndrome de Asperger, entre outros). Podem também gerar algum tipo de gamificação a ser utilizada na disciplina, como, por exemplo: utilização de uma ferramenta de IA para um “debate”, em que o(s) alunos(s) devem contra-argumentar o que foi gerado pela ferramenta e definição de uma série de desafios que devem ser realizados por grupos de alunos com o objetivo de fortalecer o trabalho em equipe, uma soft skill fundamental atualmente, entre outros.
Entretanto existem dois grandes desafios potenciais, para que as ferramentas de IA estejam prontas para ser utilizadas na área de educação:
- Existem vários problemas relativos à precisão e à confiabilidade das informações geradas;
- Essas tecnologias de IA podem gerar conteúdo tendencioso ou não representativo; o que impacta direta e negativamente o binômio ensino-aprendizagem.
A área acadêmica de cada instituição que adotar a utilização de ferramentas de IA para melhoria da educação deve estar atenta ao risco de diminuição nas habilidades de pensamento original e crítico, e na criatividade.

Arlindo é cofundador e analista de negócios da Digital Innovation Consulting Group, uma empresa focada em ajudar outras empresas a habilitar o digital como um importante impulsionador de negócios em vários setores da economia. Ele também é o Presidente do Conselho da Metal Line Parts.
Arlindo é apaixonado por educação e tem interesse em educar pessoas para melhorar suas vidas e impactar as empresas em que trabalham. Nos últimos anos, desenvolveu fortes habilidades analíticas para propor soluções de negócios para empresas alinhadas com seus próprios objetivos de negócios, com foco em inovação digital.
Entre 2020 e 2022, Arlindo trabalhou como analista de negócios em uma pequena empresa automotiva, especializada em motores de automóveis. Ele propôs algumas soluções para melhorar a eficiência da empresa. Nesses três anos, com todas as soluções implantadas com sucesso, o faturamento aumentou 250% e a empresa construiu um centro de distribuição para dar suporte a todos os canais de venda. Em meados de 2022, Arlindo foi convidado para ser o Presidente do Conselho da Metal Line.
Entre 2015 e 2020, Arlindo ocupou vários cargos na Ilumno, gerenciando as duas universidades próprias no Rio de Janeiro e em Salvador, e apoiando a operação nos parceiros estratégicos no Brasil, o modelo de negócios da Ilumno na América Latina. Foi promovido a Chief Academic and Student Experience Officer, responsável por integrar as operações acadêmicas de todas as instituições da Ilumno (17 na LATAM), melhorar a qualidade do modelo acadêmico presencial e de EAD, além de criar a Área de Experiência do Aluno, usando uma plataforma digital como modelo.
Entre 2005 e 2018, Arlindo foi Pró-Reitor Acadêmico e depois Reitor/Presidente da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Liderou a implementação de uma nova cultura na universidade: modelo familiar vs modelo com gestão profissional e modelo sem fins lucrativos vs modelo com fins lucrativos. Nesse período, houve um aumento significativo na margem EBITDA da instituição – de 4% para 35%, a população estudantil da instituição dobrou e o recredenciamento universitário obteve nota 5 (faixa 1 a 5).
Antes da UVA, Arlindo foi Vice-Reitor de Graduação da UNESA, Analista de Computação Gráfica Sênior do TeCGraf/PUC-Rio e Engenheiro de Projetos na Promon.
Em 2016 Arlindo foi homenageado com o Diploma de Mérito em Engenharia e Agronomia, um dos maiores reconhecimentos de ações de educação em prol da engenharia no estado do Rio de Janeiro, do CREA-RJ.