Pre Loader

Eficiência na Comunicação Empresarial

Nos dois artigos anteriores sobre eficiência, vimos a ciência de dados e a transformação digital atuando diretamente na área de varejo e na área de educação, produzindo resultados positivos e mensuráveis. Nesse terceiro artigo, vamos fazer um outro tipo abordagem relacionado à eficiência na comunicação empresarial e os seus impactos em uma empresa. Em qualquer ramo de atividade, quanto maior o tamanho da empresa, maiores são os desafios. Quando estamos falando de empresas muito grandes e que estão localizadas em vários locais, esse desafio fica ainda maior. Sem dúvida nenhuma, essa multiplicidade de regiões traz benefícios significativos e relevantes para as empresas, mas, por outro lado, manter todos os colaboradores e parceiros alinhados pode se tornar um obstáculo intransponível para o crescimento sustentável. Podemos citar dois exemplos desses obstáculos, a saber:

  • Dificuldade em garantir que as mensagens importantes sejam entregues e compreendidas por todos os seus colaboradores precisamente. Muitas vezes, essas mensagens estão relacionadas à criação e/ou ajustes em políticas ou procedimentos da empresa; e
  • Muitos locais, para trabalharem de forma eficiente, criam os seus próprios procedimentos, que, muitas vezes, não estão alinhados ao procedimento padrão da empresa.

O livro Technical Writing Essentials – Introduction to Professional Communications in the Technical Fields, escrito por Suzan Last (https://pressbooks.bccampus.ca/technicalwriting/), apresenta a figura abaixo, que ilustra bem como uma comunicação não muito bem elaborada pode impactar significativamente a gestão de um projeto. Para que as empresas possam transpor esse obstáculo, é necessário ter uma comunicação eficiente, e, para isso, existem muitas técnicas que podem ser utilizadas, tais como: adaptação da mensagem de acordo com a região e o local que a empresa estiver atuando; as mensagens e comunicados devem ser claros e precisos; prática da escuta ativa quando as pessoas responderem a uma mensagem com críticas e questionamentos; solicitação de feedbacks; uso de ferramentas tecnológicas mais eficazes, entre outras.

The project management tree swing cartoon, past and present.

O estudo de caso a ser tratado, ocorreu em 2021, quando uma grande empresa, que atua na área de saúde, procurou a Digital Innovation Consulting Group para auxiliá-la no processo de uma comunicação mais eficaz com os seus colaboradores. Essa empresa está localizada em vários estados do Brasil e, como é do conhecimento de todos, o Brasil é um país de dimensões continentais e com uma multiplicidade ímpar de regiões e culturas. Depois de vários meses de entrevistas com os principais gestores do grupo, a proposta apresentada foi a criação de uma solução integrada para potencialização do conhecimento da área de saúde de atuação da empresa. Essa solução seguiu a linha do ciclo (virtuoso) da gestão do conhecimento:

Essa solução tinha como funcionalidades básicas:

  • A disponibilização de conteúdo de alto interesse da área de saúde, de forma proativa;
  • A facilidade de compartilhamento e agregação de valor ao conteúdo;
  • A interação simplificada para desenvolvimento de pesquisa clínica em parceria com as grandes empresas farmacêuticas;
  • Criação de eventos e recebimentos de notificações;
  • Área específica de repositório de dados;
  • Área específica de informações sobre medicamentos e protocolos clínicos;
  • A consolidação do acesso ao ambiente de aprendizagem (criado pela própria empresa) e ao conteúdo em uma única solução.

As tecnologias viabilizadoras que deveriam ser utilizadas na criação dessa solução seriam: Criação de robôs (bots/spiders) para busca dos dados relevantes em diferentes fontes; utilização de Inteligência Artificial (bots, detecção de similaridades entre documentos e classificação dos documentos); desenvolvimento de “redes sociais” de compartilhamento do conhecimento; solução em nuvem; utilização de tecnologias modernas de desenvolvimento; e versão aplicativo e web. A parte final do trabalho de consultoria apresentou a arquitetura do sistema, definindo os aplicativos a serem utilizados no ambiente local e nos web crawlers. Todo o sistema seria suportado pelos serviços da Amazon Web Services – AWS.