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Uma reflexão sobre a Inteligência Artificial e os impactos no trabalho na área de Tecnologia de Informação

Muito se tem falado sobre as evoluções da Inteligência Artificial (IA), especialmente os novos artefatos desenvolvidos a partir da IA generativa, como o ChatGPT ou o Bard. Como atuo há algumas décadas com sistemas de informação e bancos de dados, me envolvendo nos últimos anos com a área de ciência de dados, vou realizar um exercício envolvendo algumas atividades ligadas a profissionais neste segmento. Não sou futurólogo e estou muito longe de pensar em ser, mas acho que vale a pena

IA – Como utilizá-la para melhorar a educação

Como já vimos no meu artigo anterior, a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial generativa, como o ChatGPT e o Bard vieram para ficar e, com toda a certeza, os avanços em todas as áreas será exponencial, e as instituições de ensino e principalmente a área acadêmica devem utilizá-la como ferramenta para melhoria do ensino. Concordo integralmente com o artigo de Will Douglas Heaven de abril de 2023, publicado na MIT Technology Review, cujo título

Estilos de aprendizagem e a criação de recursos instrucionais on-line (2)

Em meu último artigo falei sobre Estilos de Aprendizagem (EAs), comentando que cada pessoa possui características particulares. Citei o modelo de Felder e Silverman, composto por quatro dimensões ligadas ao processo de aprendizagem: Processamento (alunos Ativos ou Reflexivos), Entrada (Visuais ou Verbais), Percepção (Sensoriais ou Intuitivos) e Progresso (Sequenciais ou Globais). Como mencionei no artigo, liderei um projeto com uma equipe interdisciplinar, envolvendo educadores, psicólogos, designers, fonoaudiólogos e cientistas de computação, visando à criação de recursos para o ensino on-line,

Estilos de aprendizagem e a criação de recursos instrucionais on-line (1)

Infelizmente o ensino ainda se caracteriza muitas vezes pela utilização de métodos convencionais, baseados na transmissão de conhecimento por intermédio de aulas expositivas, onde a participação dos alunos, na maioria das vezes, ocorre de forma passiva e individual. A atuação do professor, de uma forma geral, tende à homogeneização discente, o que significa, na maioria das vezes, não atingir a todos os estudantes. Alunos com diferentes perfis acabam sendo excluídos do processo educativo, implicando em reprovações e abandono, justificados, muitas

ChatGPT – Oportunidade, Ameaça ou Desafio?

O mundo digital está cada vez mais próximo de nós e, desde o início desse ano de 2023, uma das palavras que mais tenho escutado é ChatGPT. Em primeiro lugar, devemos dizer que ChatGPT é uma metonímia de “ferramenta de Inteligência Artificial generativa, ou seja, capazes de gerar conteúdo”, sendo que há algumas dessas ferramentas, como o ChatGPT (desenvolvido pela OpenAI) e o Bard (desenvolvido pelo Google). Tenho sido convidado a

O uso de sistemas de informação para estimular a melhor gestão de resíduos

Tenho apresentado alguns artigos que abordam a questão da gestão de resíduos, especialmente os orgânicos. Meu foco até o momento se concentrou em ferramentas computacionais para a gestão do processo de compostagem e para a otimização das rotas ligadas à coleta dos resíduos. Esse artigo tem como objetivo apresentar algumas possibilidades de uso da tecnologia da informação para estimular uma melhor gestão de resíduos de cada cidadão. Um exemplo interessante, que faz parte das ações ligadas a projeto de pesquisa que