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Reflexões sobre o modelo de educação

 

A partir dessa semana, vou escrever alguns artigos com o objetivo de provocar uma reflexão nos leitores da Newsletter da Digital Innovation Group sobre o modelo de educação do Brasil, principalmente, sobre o ensino superior. Fui motivado a fazê-lo a partir de notícias recebidas nestas duas últimas semanas.

A primeira delas veio da Newsletter da Inside Higher Ed, que assino. No final do mês de setembro, li um artigo que tinha o seguinte título: “O ensino superior como o seu pior inimigo”. A matéria foi escrita por Susan H. Greenberg depois de ter entrevistado Brian Rosenberg, presidente emérito do Macalester College; professor visitante na Escola de Pós-Graduação em Educação de Harvard e consultor sênior da African Leadership University. A entrevista foi baseada no livro, “Whatever It Is, I’m Against It”: Resistance to Change in Higher Education (Seja o que for, sou contra. Resistência à Mudança no Ensino Superior) escrito por Brian. A minha primeira providência foi adquirir o livro (Kindle) e lê-lo. Como não poderia ser diferente, o autor aborda o modelo de educação americano, utilizando um tom muito crítico. Entretanto existem muitas características comuns entre o modelo norte-americano e outros modelos praticados no mundo, inclusive o modelo brasileiro. Dentro dessas características podemos citar: o declínio de matrículas, o aumento dos custos, mensalidades com alto nível de descontos, currículos tradicionais, altas taxas de desistência e baixas taxas de graduação (indica quantos alunos concluem seus cursos em tempo hábil após a matrícula), entre outros. Apesar das críticas, o autor apresenta modelos inovadores de ensino superior, como abordagens de aprendizagem experienciais e centradas no aluno, que podem ser adotadas para que haja uma verdadeira transformação institucional.

A segunda notícia recebi do meu grande amigo e mentor Pete Pizarro também no final do mês de setembro. Ele me enviou, por e-mail, um artigo escrito por Liam Knox sobre uma nova metodologia nos rankings das universidades e faculdades dos Estados Unidos, feita pelo US News & World Report. Essa nova lista deu uma ênfase maior ao critério “mobilidade social” (como as instituições melhoram a situação econômica dos seus graduados e respectivamente de suas famílias) e desempenho estudantil (student outcomes). Essa mudança na metodologia produziu uma mudança considerável no ranking, fazendo com que algumas instituições tradicionais caíssem algumas posições enquanto outras com menos prestígio acadêmico subissem. O motivo pelo qual Pete me enviou tal artigo é que desde o tempo em que trabalhávamos juntos na Ilumno, sempre dizia que os critérios que norteiam o ensino superior são excelentes, mas que deveriam ser ampliados com novos critérios e realidades, ajustados e melhorados ao longo do tempo. Porém o mundo acadêmico parece ser sempre reativo às mudanças, conforme o título do livro, mencionado anteriormente, afirma.

Desta forma, nas próximas semanas, irei abordar assuntos que tentarão responder algumas inquietudes que tenho, como por exemplo:

  • O modelo de avaliação das instituições de ensino está atualizado?
  • É normal que as instituições de ensino tenham como diferencial, em peças de publicidade, o preço da mensalidade e não a qualidade do ensino?
  • O modelo educacional brasileiro é apropriado às necessidades e à realidade do Brasil?
  • O Ensino à Distância (EAD) no Brasil apresenta um crescimento exponencial nos últimos anos, entretanto o ticket médio não aumenta e os gestores das instituições sempre dizem que é “difícil fechar a conta”. Qual o modelo que é adotado, na maioria das instituições, para que essa conta consiga fechar?
  • Foram criados exames como o ENEM e o ENADE que atualmente servem para ingresso em instituições de ensino superior e para a avaliação dessas instituições. Entretanto não deveriam servir para realimentar o modelo acadêmico e produzir resultados melhores?
  • A nossa educação prepara as pessoas para exercer a cidadania plena?

Conto com vocês para que juntos possamos buscar algumas respostas ou propor algumas soluções para essas inquietudes!