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Gestão do estoque – Prioridade do setor de varejo

Para a gestão exitosa de uma empresa ligada ao varejo, o gerenciamento de estoque bem-feito é condição sine qua non. Esse gerenciamento garante que a empresa tenha itens no estoque suficientes para atender à demanda dos clientes, sem, no entanto, ter itens em excesso que afetem negativamente o fluxo de caixa da empresa. Incorporar o gerenciamento de estoque de varejo na empresa produz benefícios imediatos, tais como: maior lucratividade, que será cada vez maior, à medida que o nível de estoque se trone ideal, suficiente para atender aos pedidos dos clientes; mais espaço de armazenamento, pois o estoque morto e/ou com baixa rotatividade será reduzido; alta previsibilidade de compras para reposição do estoque; entre outros.

A melhor forma de gerenciar o inventário de uma empresa é utilizando um programa específico de gerenciamento. Atualmente, uma parcela significativa desses programas utiliza Inteligência Artificial para uma sugestão de compra mais assertiva, aumentando a eficiência e a produtividade da empresa. Entretanto essa não é a realidade da maioria das pequenas e médias empresas que avançam lentamente no seu processo de transformação digital, conforme descrito no texto: “Transformação Digital – Discussão Inicial”, além do alto custo de implantação de um sistema de gerenciamento de estoque.

A proposta desse artigo é apresentar algumas estratégias e conceitos relacionados ao gerenciamento de estoque para posteriormente, em um próximo artigo, analisar formas de implementar uma parte dessas estratégias nas empresas de pequeno e médio porte, sem um alto nível de investimento.

Rotatividade de estoque [1] é o número de vezes que uma empresa vende e substitui seu estoque de mercadorias durante um período. Esse indicador fornece informações sobre como a empresa gerencia os custos e a eficácia de seus esforços de vendas, sugerindo que:

  • Quanto maior a rotatividade de estoque, mais vendas e a garantia de que a demanda pelos produtos da empresa existe. Em contrapartida, uma baixa rotatividade de estoque, indicaria vendas mais fracas e queda na demanda por produtos.
  • Os departamentos de vendas e de compras de uma empresa estão alinhados, uma vez que, idealmente, o inventário deve corresponder às vendas.
  • Uma rotatividade muito alta pode resultar em perda de vendas, pois não há estoque suficiente para atender à demanda. É sempre importante comparar a taxa de rotatividade de estoque com a referência do setor para avaliar se uma empresa está gerenciando seu estoque com sucesso.

Ruptura do estoque significa a indisponibilidade do produto no ponto de vendas. A única empresa que ganha com a ruptura é a concorrente. A utilização desse indicador não é direta. Um item “zerado”, ou seja, que não existe no estoque, não pode ser considerado como uma ruptura. Deve-se analisar se existia demanda para o item e/ou se este produto não tinha similaridade. O cruzamento desse indicador com curvas de demanda pode indicar dois efeitos distintos para uma empresa: (1) efeito altamente prejudicial para produtos com uma curva de alta demanda; e (2) efeito não relevante para produtos com curvas de baixa demanda.

Ponto do Pedido e Estoque de Segurança. [2] Ponto do pedido é o ponto de reabastecimento dos itens do estoque. O objetivo é garantir que se tenha a quantidade certa de estoque disponível, definindo o momento certo de realizar o pedido, levando-se em consideração: o consumo do item, o prazo de entrega e o tempo necessário para torná-lo disponível para venda. Desta forma, a empresa não corre o risco de falta de produtos essenciais para o seu funcionamento. Como esse indicador leva em consideração o consumo do item, esse indicador não é um número estático, varia de acordo com o consumo ao longo do tempo. O estoque de segurança é semelhante ao Ponto do Pedido, mas é uma quantidade excedente para garantir que a empresa não fique completamente sem estoque, caso haja um imprevisto. O setor utiliza estoque de segurança para itens importantes para a empresa, em termos de faturamento, e que tenham uma previsibilidade de compra pouco precisa, devido à alta variabilidade das vendas ao longo de um determinado período.

Idade do Estoque é determinada pela diferença entre a data atual e a data do recebimento do estoque, e é calculada com base no princípio Primeiro a entrar, Primeiro a sair (PEPS ou, em inglês, FIFO – First In First Out). Esse indicador pode ser utilizado para tomada de decisão sobre os níveis futuros de estoque de itens de movimentação lenta e rápida. Semelhante aos relatórios de contas a receber ou de contas a pagar, esse relatório informa o tempo de armazenagem (número de dias) em que um item está no estoque com base na data de recebimento.

Análise ABC é um método de análise que divide os produtos do estoque em três categorias:

  1. Categoria A: representa os produtos que mais contribuem para o lucro geral da empresa;
  2. Categoria B: representa seus produtos intermediários e tem uma pequena participação no lucro geral, mas não são tão relevantes que mereçam receber o mesmo nível de atenção que os itens da Categoria A; e
  3. Categoria C: Essa é a categoria que englobará o maior número de itens do estoque, ajuda a compor o lucro geral, mas, individualmente não representa muito valor para a empresa.

O uso da análise ABC no controle de estoque é essencial para determinar o valor real de cada item do inventário da empresa e, em seguida, colocá-lo na categoria A, B ou C com base em sua importância. A seguir, exemplo de alguns valores de referência comuns, adotados pelo mercado, para essas categorias:

  • Categoria A: representa 80% do lucro geral da empresa, e geralmente corresponde a 20% dos produtos comercializados;
  • Categoria B: representa 15% do lucro geral da empresa; e geralmente corresponde a 30% dos produtos comercializados; e
  • Categoria C: representa 5% do lucro geral da empresa; e geralmente corresponde a 50% dos produtos comercializados.

Análise XYZ categoriza os produtos por intermédio do coeficiente de variação (CV) que é uma medida estatística da dispersão dos pontos de dados em uma série de dados em torno da média. Esses pontos representam a quantidade de itens vendidos por dia ao longo de um mês, por exemplo. Esse coeficiente representa a razão entre o desvio padrão e a média e é utilizado para expressar a variabilidade dos dados estatísticos, excluindo a influência da ordem de grandeza da variável. Desta forma, a categorização é definida como:

  • Categoria X: representa uma demanda regular e a previsibilidade de estimar uma demanda futura é muito precisa. O cálculo do CV para essa categoria é menor do que 0,5;
  • Categoria Y: representa uma demanda com alta variabilidade e a previsibilidade de uma demanda futura não é muito precisa. O valor do CV para essa categoria fica entre 0,5 e 1,0; e
  • Categoria Z: representa uma demanda extremamente irregular e é muito difícil de estimar a demanda (não há como fazer uma boa estimativa de compras). Itens nessa categoria têm um CV calculado superior a 1,0.

 

[1] – https://www.investopedia.com/terms/i/inventoryturnover.asp

[2] – https://www.inflowinventory.com/blog/reorder-point-formula-safety-stock/